Autor:

Maria Helena

Maria Helena

Advogada e assessora empresarial.

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Um estudo realizado pelo SEBRAE sobre a taxa de mortalidade em 2021 das empresas apontou que pequenos negócios têm maior taxa de mortalidade, sendo que 18% das microempresas (ME) e 13% das empresas de pequeno porte (EPP) fecham as portas em até cinco anos. Esse número ainda é maior quando se trata de microempreendedor individual (MEI), que apresentou 37% de taxa de mortalidade nesse mesmo período.

De acordo com pesquisa realizada pelo IBGE em 2018 cerca de 20% das empresas que abrem no Brasil já “morrem” logo no primeiro ano e apenas 25,3% das filiais de empresas chegam aos 10 anos.

O estudo de “sobrevivência das empresas” realizado pelo SEBRAE também apontou que essa problemática está diretamente relacionada à gestão do negócio. Ocorre que, muitos empresários que empreendem por necessidade ou por oportunidade não fazem o planejamento estratégico da sua empresa.

Planejamento estratégico não é exclusividade de grandes empresas

Sabemos que por trás de cada empresa há o sonho de uma pessoa que um dia decidiu mergulhar no oceano do empreendedorismo. Para que esse sonho não se torne um pesadelo, o empreendedor precisa antes de tudo planejar bem o processo de implementação da empresa.

Um erro muito comum de quem decide abrir um negócio é achar que empreender é sinônimo de abrir uma empresa e se resume em saber vender. Essa visão míope do negócio prejudica a força motriz que leva ao sucesso da empresa: uma gestão eficiente.

Esse erro é consequência de um mito, que de tanto ser difundido os empreendedores acreditam, de que apenas as grandes empresas precisam de planejamento estratégico do seu negócio. Mas a verdade é que o planejamento estratégico é a medida mais eficaz para evitar que as estatísticas de mortalidade das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte continuem tão altas.

Conforme já dito anteriormente, a principal causa de mortalidade das ME e EPP são justamente a deficiência na gestão por falta de um planejamento estratégico bem desenvolvido para o modelo de negócio.

O sucesso empresarial requer estratégia em planejar para resolver problemas e desenvolver soluções que aproximem a empresa dos seus objetivos aspirados, pois não há como crescer de forma saudável sem haver o diagnóstico empresarial para tratar as fraquezas e potencializar as forças do negócio.

A Estratégia é o caminho que levará a empresa ao sucesso

Nas microempresas e empresas de pequeno porte o planejamento estratégico servirá como guia do caminho que deverá ser percorrido para alcançar o sucesso empresarial.

Dessa forma, o planejamento estratégico tem como objetivo a análise interna e externa do passado e presente do cenário empresarial daquele negócio para estabelecer o caminho a ser seguido.

A partir disso o tipo do negócio é definido, com a sua missão, visão e valores; são estabelecidos seus objetivos quantitativos e qualitativos e definido a sua estratégia de atuação no mercado.

O Dr. Arnaldo Rosa de Andrade  leciona que o planejamento estratégico pode ser definido como “processo formal, racional, sistêmico e flexível que visa facilitar a tomada de decisões, o alcance dos objetivos e o direcionamento da empresa a um futuro desejado” (ANDRADE, 2019).

Com o planejamento estratégico a empresa tem uma visão mais nítida e clara das ações que devem ser tomadas para mitigar as ameaças e aproveitar as ameaças que o mercado oferece, a partir de um plano formal para suas ações.

Isso aumenta a expectativa de vida da empresa, fortalece o seu posicionamento no mercado, melhora o relacionamento da empresa com o ambiente interno e externo, o que consequentemente impacta de forma positiva na sua lucratividade.

A Importância do planejamento estratégico na definição de objetivos

Você muito provavelmente deve conhecer célebre a frase “Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve” dita pelo Gato Cheshire à Alice no conto Alice no País das Maravilhas de Lewis Carroll.

Tal frase me causa certa aflição, pois sem objetivos estabelecidos não há como saber onde a empresa chegará. Sem a definição dos objetivos a empresa não terá propósitos e, portanto, terá seu futuro incerto.

O processo de Planejar significa escolher o melhor caminho para alcançar determinado objetivo. Por isso, os objetivos da empresa devem ser definidos com base na análise da situação futura desejada, onde deverão ser empregados os recursos e engajados os esforços para que sejam alcançados.

Contudo, para que isso seja possível a empresa precisa se autoconhecer, identificando seus principais pontos fortes  e fracos, assim como as oportunidades e ameaças.

Por isso, o planejamento estratégico deve ser sempre revisado e atualizado, em um processo dinâmico e atento às mudanças de contexto interno e externo.

Planejamento estratégico do uso dos recursos

Não é raro que empreendedores arrisquem (além do risco natural do negócio) no engajamento de boa parte de seus recursos em ações sem estratégia e sem estudo do mercado e das peculiaridades do seu negócio.

Entretanto, a prosperidade da empresa depende da inteligência aplicada na gestão empresarial, principalmente para evitar que dinheiro, tempo e esforço sejam gastos com ações  que não trarão impacto para a empresa.

Para isso, somente uma visão ampliada do negócio no curto, médio e longo prazo poderão desenvolver estratégias para que o investimento de recursos financeiros, de tempo e esforço sejam aplicados de forma assertiva.

Se você é empresário eu te convido a refletir sobre as seguintes questões: você tem nítido e claro quem são seus concorrentes e quais as estratégias deles? Quais ações você toma para mitigar as ameaças do seu negócio? Você tem um plano formal para as suas ações?

Caso você tenha sentido dificuldade para responder a essas questões, está na hora de você pensar mais a respeito da implementação de uma consultoria em planejamento estratégico por um profissional capacitado para a sua empresa.

Referência:

https://sebraepr.com.br/comunidade/artigo/sebrae-em-dados-sobrevivencia-de-empresas