HOME / Ponto de Vista / Artigos / Como começar seu 2021 com o pé direito!

Como começar seu 2021 com o pé direito!

Artigos

04 janeiro de 2021

O ano de 2021 já começou e, com ele, fazemos muitas reflexões sobre o que vivemos nesse período pandêmico, muitas lições, muitas reviravoltas e muitas dívidas...

O Covid-19 nos pegou de surpresa e, com ele, o número de inadimplentes aumentou, alcançando o maior índice em 10 anos! o Plano Emergêncial estipulado pelo Governo Federal não foi suficiente para muitas famílias e muitos terminaram o ano no vermelho, na esperança de que o próximo ano seja mais tranquilo nas finanças.

O que muitos esquecem é de ter um bom planejamento financeiro para começar o novo ano. Você já fez o seu?

Veja abaixo as principais dicas para começar 2021 com o pé direito!

 

NOME NEGATIVADO

Se o seu nome estiver negativado, você perderá alguns acessos, por exemplo: a autorização de empréstimos, possibilidades de crediário em algumas lojas e nada de liberação de cartões de crédito. Com o nome sujo, sua credibilidade está abalada na “praça”.  

Quite as dívidas! Óbvio demais, mas sincero. Quanto mais rápido você quitar suas dívidas com os seus devedores, mais liberdade de compra você terá. Não se desespere: você pode fazer negociações com a(s) empresa(s) credora(s) da(s) dívida(s), podendo parcelar no débito ou até retirada de juros.

É muito importante você fazer as negociações de modo consciente e buscar auxílio de um advogado especializado em negociações de dívida – em alguns casos, sua dívida já está prescrita e você está pagando por algo que não deveria pagar, ou deveria pagar um valor bem abaixo do cobrado. O PROCON tem um serviço de cálculo para ver se o valor dos juros cobrado está dentro da lei.

Esperar o prazo de prescrição. Não é a dica mais considerável, já que o inadimplente terá que esperar um prazo que pode levar até 5 anos para ter o nome limpo. Além disso, a dívida não poderá mais ser cobrada, mas sua restrição continuará existindo, especialmente em bancos, o que te impedirá de ter acesso a crédito.

Logo, negociar e quitar suas dívidas é a melhor opção, já que a exclusão do CPF do devedor do cadastro de restrição ao crédito é feita num prazo de 5 dias úteis a partir do pagamento do valor total ou da primeira parcela, em casos de parcelamento.

 

COLOCANDO AS CONTAS EM DIAS

Se, por um acaso, você não está inadimplente mas quer colocar as contas em dia para traçar novos planejamentos para 2021, seguem algumas dicas para se controlar:

 

  1. Faça um controle de ganhos e gastos! Algo incomum para muitos é a rotina de anotar. Fazer uma planilha é essêncial para ter o controle, assim você pode conseguir visualizar onde está errando e planejar investimentos futuros, inclusive pensando em sua aposentadoria.
  2. Pouco é mais! Com a planilha, você vai perceber os gastos com coisas desnecessárias e perceberá que pouco pode ser muito, tornando seu sálario maior do que o esperado. Esses cortes podem ser difíceis mas compensatórios no final. Já pensou conseguir guardar dinheiro no fim do mês?
  3. Reserva financeira! A pandemia nos mostrou que a nossas vidas podem ser transformadas em minutos. Com a reserva financeira, você consegue se preparar para emergências. É importante que esse dinheiro também esteja rendendo e que fique disponível sempre que precisar. Nesse caso, investimentos com liquidez imediata podem ser uma boa alternativa. Opte por rendimento acima da poupança, que tem sido mais um prejuízo do que uma boa alternativa.
  4. Faça Metas! Pode ser aquele sonho de anos que nunca se realizou a longo prazo para a compra de uma casa, carro ou até a curto prazo para a compra de um tênis, a viagem dos sonhos. Os objetivos são fundamentais para ter foco e força de vontade em conquistar seus sonhos. Aqui, é importante você se lembrar de uma técnica muito famosa, a técnica SMART. Suas metas devem ser Específicas, Mensuráveis, Alcançáveis, Relevantes e Baseadas em tempo. Um exemplo de uma meta SMART é: Quero comprar um carro HB20 1.0 preto (específica), no valor de R$ 45.000,00 (mensurável), com a parcela de R$ 700,00 que cabe no meu bolso (alcançável), para que eu utilize o carro para ir à faculdade (relevante), até o final do ano (baseada em tempo)

 

O ínicio de um ano é marcado por várias contas para serem pagas (IPTU,IPVA, escola, etc), por isso é tão importante estar bem planejado financeiramente e quitado com os credores.

Se, por um acaso, você estiver com dificuldades de se organizar, de negociar suas dívidas ou até mesmo percebeu uma negativação indevida, preste atenção: você deve procurar um advogado de confiança para te auxiliar!